Competencias docentes de inclusão social a serem agregadas no século XXI aos professores formados em formação nas escolas de magistério em Saurimo-Angola


Resumen

Nos dias de hoje, marcado por profundas transformações, transitoriedade, descontinuidade, complexidade, heterogeneidade dentre outras que vivem as pessoas no mundo actual, movido pelas tecnologias de informação e comunicação. Estudiosos de diversas áreas do saber tem usado conceitos como contemporaneidade, globalização, modernidade, competências dentre outros tem sido usado nas ciências sociais para designar determinada área do saber ou contexto. Na educação esse conceito está voltado a atitude do professor, pois dele espera-se desenvolver cidadãos com ideais e comportamento flexíveis, críticos e criativos, com elevados conhecimentos científicos e valores humanos e que estejam formados integralmente para contribuir para o desenvolvimento do país. A necessidade de reformar o sistema educacional, adequando-o a realidade actual e as demandas da sociedade, de hoje, levou a gizar um plano de formação que contribui para a necessidade de formar novos e competentes professores na Escola de Magistério de Saurimo e por sua vez, estás possam preparar cidadão para confrontar a complexa e profunda desigualdade social, o desenvolvimento humano sustentável, a pobreza, a injustiça e a contemporânea era da informação e incerteza. Nesta vertente, propôs-se um conjunto de atividades com pendor formativo e pedagógico, que com a sua implementação e elasticidade melhorara a atuação dos professores, estimulará a aprendizagem dos alunos e ambos desenvolveram competência docentes e de inclusão social.


##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Cómo citar

Ginga, A. (2024). Competencias docentes de inclusão social a serem agregadas no século XXI aos professores formados em formação nas escolas de magistério em Saurimo-Angola. MLS Inclusion and Society Journal, 4(1), 33–47. https://doi.org/10.56047/mlsisj.v4i1.2600


Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Estadísticas


Citas

Cedro, W., & Moura, M. d. (2012). As relações entre Organização do Ensino e a actividade de apdendizagem. Sp: Ponte.
Chizzotti, A. (2016.). Políticas Públicas: direito de aprender e avaliação formativa. Práxis Educativa, Ponta Grossa, p. 561-576, vo. 11, n. 3, set./dez. 2016., 561-576.
Costa, T. A. (2019). Competências Profissionais dos Professores para o século XXI: entre as representa ções teóricas e as considerações de alunos e docentes (Tese de Mestrado Faculdade de Letras da Universidade do Porto). Porto: Universidade do Porto.
Delors., J. (2008). Os quatro pilares da educação. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez.
Estrella, Á. M. (2018). Teorias da aprendizagem e bases metodológicas na formação. Espanha: FUNIBER.
Ferreira, D. d. (2019). Saberes e Praticas Pedagogicas dos Enfermeiros que Atuam como Docentes nos Cursos Tecnicos em Enfermagem na Escola de Formação em Saude Efos São Jose. RJ: EPSJV.
Filho, A. M. (2012). Século XXI - O Século da Educação. Revista Espaço Academico nº131-Abril de 2012, 1-4.
Gómez, A. I. (1992). O pensamento prático do professor - a formação do professor como profissional reflexivo. Em A. Nóvoa, Os professores e a sua formação (pp. 93-114). Lisboa: Publicações Dom Quixote.
Gómez, A. I., & Gomez, E. S. (2 de 2009). Competencias Y Contextos Escolares: Implicações mutuas. Organización Y Gestión Educativa, pp. 17-22.
INE. (2014). RESULTADOS PRELIMINARESRECENSEAMENTOGERALDAPOPULAÇÃOEHABITAÇÃO. Luanda: Instituto Nacional de Estatística.
Inocêncio, E. (2017). Profissionalismo da Docencia Universitaria e sua influencia no Desenolimento de competencias pedagogicas dos estudantes em formação de professores no I.S. C. ED de Benguela -Angola. Granada: Universidade de Granada.
Lopes, F. C., & Steidel, R. (16 de 10 de 2017). A complexidade da pratica docente e um caso prático na condução de diciplina com problematização. Engenharia: múltiplos saberes e atuações, p. 7.
Magalhães, Â. E. (2022). Educar no seculo XXI: potencialidades de uma abordagem por competências na preparação das gerações futuras, no ensino de inglês no 1.º CEB (Dissertação) . Porto: ESEP.
Nicolau, M. C. (2019). As práticas educativas e modelos de ensino dos professores de educação moral e cívica das escolas secundárias em Lubango (Angola). Uma abordagem etnobiográfica. Tesis Doctoral. Sevilha: Universidade de Sevilha.
Silveira, R. L. (2004). Competências e Habilidades Pedagógica . Revista Iberoamericana de Educación (ISSN: 1681-5653), 1-6.
Teixeira, M. (2022). Cimeira Sobre a Transformação da Educação. Luanda: Governo de Angola, Comissão Nacional de Angola para a UNESCO e Nações Unidas em Angola.
UNESCO. (2015). Educação 2030: Declaração de Incheon e Marco de acção; rumo a uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e à educação ao longo da vida para todos. Nova York: Nações Unidas.
Wagner, F. (2017). Competencias Pedagogicas e o sentido da Formação continuada para Professores da Educação Superior. Lisboa: Universidade de Lisboa.
Zabalala, A. (1998). A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Art Med.